Assim como ouvir o cachorro latindo é considerado um comportamento natural, sendo inclusive encorajado para fins de guarda, contudo isto torna-se um problema quando ocorre em excesso.
Só para ilustrar, estudos recentes revelaram que o som de cachorro latindo continuamente foi considerado um dos ruídos que mais causam estresse nos seres humanos.
Certamente a chave para resolver este problema é identificar os motivos que causam este comportamento no seu cachorro, desta forma administrá-lo.
Por que os Cachorro Latem?
Primeiramente o latido é o meio natural do cachorro se comunicar, seja uivando, ladrando ou ganindo.
Portanto através de latidos cães expressam as suas emoções, medo, excitação, raiva, podem inclusive se utilizar do latido para chamar a sua atenção ou como uma forma de ele aliviar o estresse.
Eventualmente o latido de um cão pode significar proteção territorial, uma maneira de manter a posição dominante, ou a expressão de alguma necessidade.
Latido de Cachorro e os seus significados
Portanto para resolver o problema do latido em excesso, você precisa aprender a entender o seu cãozinho.
Antes de mais nada vou listar abaixo os principais tipos vocalizações que são emitidas pelo o seu cão:
- Latido: servem para chamar atenção e possuem um tom médio e são bem espaçados.
- Uivo: indicam que o seu cão deve estar solitário, ansioso ou com medo.
- Choro: os ganidos em suma são pedidos de atenção por dor, medo, cansaço, estresse ou ansiedade.
Causas do Latido em Excesso
Surpreendentemente este problema tem uma variedade de origens. Sobretudo a principal causa delas é a Genética que também influência na tendência de um cão latir.
Primeiramente devemos ter em mente que a milhares de anos os humanos começaram a domesticar os cães onde foi iniciado um processo de seleção através do cruzamento de raças ou seja começou a moldá-los conforme as suas necessidades.
Portanto muitas raças foram criadas para atender características desejáveis, como o latido, que foi encorajado tendo por objetivo alertar sobre a presença de pessoas ou animais desconhecidos.
Contudo este comportamento que inicialmente era natural passou a ser excessivo, assim tornou-se um grande problema.
Além disso outra causa muito comum é o excesso de confinamento. O cachorro passa muito tempo preso sem passeio e em ambientes pequenos bem como como canis, quintais ou apartamentos.
O confinamento excessivo causa estresse, principalmente se o animal estiver sujeito a sons externos assim como barulhos de outros cães, carros na rua, vozes estranhas, trovões, entre outros sons.
Conforme o cão fica muito tempo preso, não consegue gastar a energia como ocorreria durante um passeio ao ar livre deste modo ele gasta esta energia reprimida através do latido.
Com a finalidade de te ajudar outras causas que podem devem ser consideradas:
- Ansiedade de separação, em virtude do seu tutor passar a maior parte do tempo fora de casa.
- Temperamento do cão.
- Cão fortemente territorial, pode latir para qualquer um, inclusive convidados que entrarem na sua propriedade.
Analisando as causas do excesso de latido
Eventualmente o excesso e latidos é um problema grave de comportamento dessa forma pode deixar a sua relação com o seu animalzinho ruim se não for tratada.
Antes de tudo a chave para resolver o problema dos latidos é saber a causa, deste modo você deve se fazer as seguintes perguntas:
- O local onde o meu cãozinho dorme é seguro e confortável?
- O meu cachorro fica muito tempo trancado sozinho?
- Ele tem um espaço satisfatório para circular na casa?
- Ele possui algum abrigo na casa, quando está ao ar livre?
- Levo ele para passear regularmente?
- Ele sofre algum estresse, barulho da rua, barulho de outros cachorros etc.?
- Dou a devida atenção para ele quando estou em casa?
- Ele foi socializado com outras pessoas e outros animais?
- Ele possui algum brinquedo para poder se distrair?
Melhore a qualidade de vida do seu cachorro
Anteriormente pedi para que você fazer uma análise com a finalidade de avaliar melhor a qualidade de vida do seu cão.
Com o propósito de acalmar e melhorar a qualidade de vida do seu cão vou te passar algumas dicas:
- Em primeiro lugar procure deixar o seu animalzinho tranquilo e relaxado tanto dentro de casa como fora. Faça carinhos nele sempre de forma suave e tranquila.
- Use a palavra “Não”, quando ele latir sem motivo;
- Leve o seu animal para se exercitar isso ajuda a combater o estresse;
- Se durante um passeio ou mesmo em casa você perceber que o seu cão está em situação de estresse deixe o lugar imediatamente;
- Sempre faça o passeio em horários e locais tranquilos para evitar que ele lata. Quando notar melhoras, poderá tentar passeá-lo em momentos e locais com maior agitação;
- Nunca force o contacto ou interação com outros cachorros ou pessoas contra a vontade do animal.;
- Leve-o para um lugar onde tenha grama e deixe-o cheirar tudo à vontade durante o passeio. Isso vai relaxá-lo;
Siga as orientações acima e em pouco tempo você verá uma melhora significativa no seu amiguinho.
Cachorro Latindo: Técnicas para fazer o seu cachorro parar de latir.
Antes de te passar algumas técnicas precisa ter em mente que para que elas tenham sucesso devem ser aplicadas no ato, ou seja quando o animalzinho latir.
Isto ocorre porque os cachorros só entendem o momento, se você agir depois ele não saberá o que quer dele.
Outa coisa muito importante: o seu animalzinho só entenderá uma palavra de comando, como “Não” ou “Pare”, estas devem ser ditas com ênfase, sem gritar.
Trabalhe sempre com educação positiva, por isso utilize os seguintes reforços e castigos:
- Reforço positivo: recompense o seu amiguinho sempre que ele realizar o comportamento que te agrade. Pode ser através de carinho, brinquedo, palavras positivas, petiscos, passeios, etc. Repita este processo até ele entender que te agrade ele parar de latir.
- Castigo Negativo: remova um estímulo agradável do cachorro, quando ele tiver um comportamento desagradável (deixar de dar atenção).
Deste modo você deve deixar de dar atenção sempre que latir em excesso, mas deve dar uma atenção grande quando ele vier de forma silenciosa.
Em resumo sempre que ele latir alto o ignore, reforce o constantemente para manter um comportamento adequado, continue a reforçá-lo positivamente sempre que estiver calmo.
Cachorro Latindo: Técnicas que não funcionam.
Utilizar de repreensão e punição com cachorro por latidos em excesso, simplesmente não funcionam, porque para ele você está prestando atenção, dessa maneira reforça o comportamento ruim.
Além disso ao se utilizar destes métodos poderá causar medo, insegurança, confusão e até ruptura do vínculo com o seu cãozinho.
Existem as famosas soluções fáceis, bem como o uso de coleiras anti-latidos, não é recomendável, elas podem causar vários problemas de saúde e comportamento agressivo no seu animal.
O cachorro continua latindo: o que devo fazer?
Afinal, se você seguiu todos os passos e ainda assim o seu cachorro continua latindo, talvez seja o momento de procurar ajuda especializada.
Existem veterinários especializados em comportamento (etologia), pode ser necessário inclusive o uso de medicamentos.
Espero que tenha ajudado, sempre que tiver alguma dúvida nunca deixe de consultar o seu veterinário de confiança, leve o seu animalzinho regularmente para ser consultado.
Quero cuidar melhor do meu cãozinho.
Se quiser cuidar melhor do seu cãozinho veja mais abaixo:
Faça um comentário