
Os cães, da mesma forma que os seres humanos possuem várias formas de comunicação vocal. Sobretudo entre todas as formas de comunicação a que mais gera dúvidas é por que cachorro uiva, pode ser um ótimo exemplo disso.
Uivo, Uma Herança Genética dos Lobos.
Primordialmente os cães possuem uma descendência genética dos lobos, mesmo tendo várias raças e portes distintos essa herança permanece.
Contudo os lobos diferentemente dos cães, não latem eles se comunicam unicamente através uivos, que tem como objetivo principal comunicar algo para a alcateia.

Além disso os lobos vivem em grupos que possuem de 2 a 36 indivíduos, isso varia de acordo com o tamanho do território e a disponibilidade de alimentos. Deste modo o uivo é uma forma de comunicação a distância, já que possui um poder sonoro maior que a torna muito mais eficaz.
Afinal, Por Que Cachorro Uiva?
Em principio os cães uivam com menos frequência do que os lobos, já que eles usam como forma de chamar atenção.
Dentre os principais motivos dos cães uivarem vou relacionar os seguintes:
- Comunicação vocal
- Fêmea no cio próxima.
- Solidão.
- Fazer contato com outros cães.
- Resposta a sons agudos.
- Presença territorial.
- Separação e Ansiedade.
- Cachorro Uiva Quando Busca atenção.
- Problemas de Saúde.
- Excitação
1 – Comunicação Vocal
O princípio semelhantemente é o mesmo utilizado pelos lobos na natureza, desta forma o cachorro uiva para enviar uma mensagem aos seus membros separados do grupo.
2 – Fêmea no Cio Próxima
Quando existe uma fêmea no cio próxima o cão se utiliza do uivo para se exibir e chamar a sua atenção, movido pelo instinto de procriar.
3 – Solidão

Os cães deixados por período prolongado em isolamento podem eventualmente desenvolver problemas comportamentais e agirem de forma inesperada. Dessa maneira os casos mais comuns são a destruição de móveis, plantas, sofá e o que mais eles encontrarem. Por fim começarão a uivar constantemente de forma inesperada.
4- Fazer contato com outros cães.
Só para ilustrar, se você mora em uma vizinhança onde existem muitos cães, eles passarão a uivar para tentar se comunicar entre eles.
5 – Resposta a sons agudos.
Alguns ruídos para os cães são extremamente irritantes, tais como sirenes, despertadores, músicas com instrumentos de sopro, entre outros, farão com que o seu cão comece a uivar.
6 – Presença territorial.
O comportamento territorial é outra característica que os cachorros herdaram dos lobos. Do mesmo modo que os lobos, os cães vivem em bando e defendem os seus limites.
Quando percebem que um cão de outro bando esta prestes a invadir os seus limites ele começa a uivar para avisar os membros do seu bando.
7- Separação e Ansiedade.
Os cães são companheiros leais, profundamente ligados a seus tutores e famílias. Quando tem um sentimento de separação, eles uivam.
Frequentemente ocorre quando você muda para um novo lar ou passa longos períodos longe do seu amiguinho. Neste momento ele poderá sentir a ansiedade da separação e pode começar a uivar.
8 – Cachorro Uiva Quando Busca Atenção
Os cães sempre estão ansiosos para chamar a sua atenção, fazem várias artes para ser notado. Lembre-se os cães precisam de carinho, atenção, passeio, abrigo, comida e um local onde se sintam seguros.
Caso estas necessidades não estejam sendo cumpridas, isto pode gerar problemas de comportamento incluindo o uivo repetitivo, que é a maneira natural do seu cão de pedir atenção.
9- Problemas de Saúde
Eventualmente andando pelas ruas você deve ter se deparado com um cão perdido com algum ferimento uivando. Em alguns casos o seu cão pode uivar devido a alguma doença que pode ser interna.
Se acaso o seu cão estiver uivando constantemente é muito importante ter certeza de que não possua lesões físicas. Contudo para sua segurança, consulte um veterinário o mais breve possível.
10 – Excitação
No entanto existem casos onde o uivo pode ser sinal de animação, sendo assim eles uivam para comunicar o seu sucesso. Às vezes quando você o elogia ou fala com o seu cão com uma voz carinhosa em seguida ele começa a uivar.
Como parar o Uivo Continuo
- Primeiramente ignore este comportamento se for para chamar a sua atenção.
- Posteriormente reduza a ansiedade de separação.
- Ensine o seu cachorro a uivar através de comando,
- De sempre uma recompensa quando ele ficar quieto.
- Leve o seu amiguinho para se exercitar e lhe dê atenção.
- Arranje brinquedos para que possa se ocupar.
- Portanto evite, sempre que possível, deixá-lo sozinho por longos períodos de tempo.
Os cachorro uivam somente a noite? ão uivam apenas à noite, mas a noite é geralmente quando eles uivando. Há muitas razões possíveis a considerar:
Visto que a razão mais convincente pela qual os cães uivam à noite é que eles têm motivos e necessidades mais relevantes neste momento. Pode ser por isso que cães de rua uivamos à noite.
Cães ouvem muitos outros ruídos como trânsito, chifres, gritos humanos, música, etc., então durante o dia eles podem se sentir mais confortáveis descansando, dormindo e permanecendo menos ativos. Mas à noite talvez depois das 23 horas eles podem querer encontrar lugares diferentes e mais adequados para habitar onde possam ouvir uns aos outros e divagar livremente. A principio podem buscar um ambiente mais adequado, cheio de interação social e vocalização.
Os cães podem realmente uivar com tanta frequência durante o dia, mas o som de seus uivando é perdido entre todos os outros ruídos. Principalmente a noite, suas vozes agudos são claramente audíveis.
Eventualmente você pode ter observado cães de rua brincando juntos à noite depois das 23 horas ou no início da manhã por volta das 5 horas. Sobretudo é difícil encontrá-los brincando juntos durante o dia (entre 10 horas e 19 horas). Eles são tipicamente ativos à noite e descansam durante o dia, então eles têm menos razão para uivar durante o dia. Além disso eles também podem evitar uivando em público.
Raças que mais uivam
Primordialmente todos os cães são capazes de uivar. No entanto, algumas raças são mais tem mais propensão ao uivo do que outras. Dentre essas raças se destacam:
- Husky Siberiano
- Samoieda
- Malamute do Alaska
Faça um comentário