Qual a Raça do Vira-Lata Caramelo?

Vira-lata Caramelo

O vira-lata caramelo é sem sobra de dúvida é o cãozinho mais amado do Brasil, chegou a ser cotado inclusive para estampar a nota de duzentos reais.

Uma outra campanha criou uma petição com mais de 10 mil assinaturas pedindo a substituição imagem das araras da nota de R$ 10 reais pela do cachorro caramelo.

O vira-lata caramelo nunca sai de moda e definitivamente é o cachorro preferido dos brasileiros, segundo a pesquisa do instituto Qualybest está presente em 41% dos lares no país.

Origem do termo vira-lata.

O termo vira-lata muito provavelmente teve origem em um apelido dados para os cachorros de rua que viviam fuçando as latas de lixo em busca de alimento.

Não existe nenhum registro histórico de quando o nome vira-lata foi usado pela primeira vez, desta forma todos os cães que não possuem pedigree são chamados pelo apelido.

Atualmente a expressão mais correta usada para identificar estes cãezinhos é o termo Sem Raça Definida (SRD), por serem cachorros misturados.

Afinal qual a diferença do vira-lata caramelo para os cães de raça?

Para explicar isso terei que voltar no tempo para 15 mil anos atras, mais especificamente para a região das Asia Central onde segundo pesquisadores os humanos começaram a domesticar os lobos.

O estudo que chegou a esta conclusão foi publicado pela Academia de Ciência dos Estados Unidos (PNAS), tendo como base a origem genética dos cães.

Os cães originalmente foram criados para servirem como fonte alimentação inclusive hoje ainda existem povos que se alimentam dos cães.

Com o passar dos anos os cães começaram a ser domesticados também com o propósito de fazer companhia, segurança e até puxar trenós nas regiões de frio intenso.

À medida que os homens começaram a definir diferentes propósitos de uso para os cães, foram criados vários cruzamentos seletivos que deram origem as diversas raças.

Estes cruzamentos tinham como objetivo principal realçar determinadas características tais como pelagem, altura, porte, força, resistência ao frio, entre outras, criando assim uma raça.

Os criadores quando atingiam as caraterísticas desejadas, iniciavam um novo processo de cruzamento somente entres os animais do mesmo tipo, mantendo a pureza e a continuidade da raça.

No caso dos cães vira-lata o que ocorreu foi o resultado inverso de gerações e gerações de cruzamentos aleatórios.

Estes cruzamentos ao longo dos anos tornaram impossível determinar visualmente as raças que deram origem a um vira-lata.

O nosso vira-lata caramelo mesmo sendo resultado destes cruzamentos aleatórios possui características próprias.

O cão SRD possui diferentes características de um país para outro pois tiveram cruzamentos diferentes de raças locais.

Por que a cor caramelo?

Na verdade, a maioria dos cães vira-lata possuem a pelagem de cor preta ou acinzentada, também são comuns os cães malhados.

Normalmente a cor dominante é a preta, quando não se manifesta esta cor os tons mais avermelhados têm uma chance maior como o marrom claro e a cor caramelo.

Existem estudos que relacionam a cor da pelagem com o sistema nervoso dos cães e como se formam as células que dão origem as cores nas pelagens.

O estudo é apontou que os animais com pelagem malhada tendem a ser mais receptivos a presença humana e, portanto, mais facilmente domesticáveis.

Segundo os pesquisadores a pelagem vermelha também pode estar relacionada com as raposas que acabaram se tornado mais dóceis, aceitando melhor a nossa presença.

Dentro deste estudo foi verificado que o temperamento dos animais com estas caraterísticas é mais tranquilo.

Sucesso do vira-lata caramelo

Atualmente o vira-lata caramelo é reconhecido como um símbolo nacional e a sua popularidade só aumenta, não são mais vistos como abandonados.

Hoje eles são adotados e exibidos orgulhosamente pelos seus tutores, com direito até a perfil nas redes sociais e milhares de seguidores.

Você que chegou até aqui vai saber um segredo: a modelo que aparece na foto deste artigo é a Carol que foi resgatada por mim das ruas junto com o Luke.

Ela é extremamente companheira e carinhosa, exige carinho a todo instante e trouxe muita alegria para a minha casa.

Para Saber mais sobre outras raças

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*